domingo, 20 de março de 2011

VOCÊ, O FENÔMENO

Às vezes fico pensando como as coisas são estranhas e sem um pingo de coerência....

Ronaldo, o Fenômeno, se aposentou há algumas semanas. Houve uma comoção, uma indignação geral, muita choradeira. Afinal o ídolo está doente, tem dores horríveis no joelho e não consegue perder peso devido ao hiportiroidismo. Pobre Ronaldo....

Realmente é digno de compaixão, mesmo que tenha todo o atendimento disponível, toda a estrutura para ser cuidado e se cuidar.

Sua aposentadoria, após os anos trabalhados, deve ser milionária, mas são detalhes, afinal ele deu tanta alegria aos brasileiros...

E o povo brasileiro pára sua vida para se emocionar com a história de seu ídolo, mas não olha para a sua própria história.

Vamos fazer um parâmetro:

Ronaldo trabalhou uns 15 anos, fazendo o que gosta e ganhou milhões de reais e dólares, acidentou-se durante o trabalho, ficou afastado meses, fez cirurgia, depois fisioterapia, medicamentos e afins.

Quando perceberam que após todos os tratamentos ele não se recuperaria, foi vendido para o Brasil, onde os brasileiros o recebe de braços abertos ( que honra.....o Ronaldo de novo em times brasileiros). Fechou contrato com um dos maiores times brasileiros, mas claro que não conseguiria honrá-lo, e quando a torcida, que queria muito de um Ronaldo que não poderia dar quase nada, resolve se aposentar.

Agora “nóis”, o povão:

Trabalhamos no mínimo 25 anos, durante basicamente 8 horas por dia, 5 ou 6 dias por semana, tudo monitorado bem de perto pelos superiores. Nem sempre gostamos da profissão que escolhemos, mas temos que por dinheiro dentro de casa, não dá para esperar se realizar no sonho da vida.

Caso nos acidentemos , tem que ir até o INSS, aguardar a perícia, dependendo do caso, se você tiver convênio médico, pode receber atendimento paralelo e retornar ao trabalho mais rápido, caso contrário vai enfrentar os postos de saúde ou os atendimentos públicos emergenciais, pode ser rápido , mas pode demorar.

Enquanto isso, você e sua família serão prejudicados, se após 15 dias, você não puder retornar ao trabalho, terá que entrar na “caixa” e dependendo do tempo que ficar nela, da empresa que estiver trabalhando ou do cargo que ocupar, após o prazo legal poderá ser dispensado dos seu trabalho.

Olhando para essa exposição, será que você realmente acha que o fenômeno é o Ronaldo?

O real fenômeno é você, somos nós, que dia a dia, temos que matar um leão para conservar o emprego, dois leões para ter comida na mesa e pagar todas as despesas que só aumentam neste País governado por Robins Hoods às avessas.

Levantar cedo, espremer-se em transporte público lotado ou ficar horas e horas parados em congestionamento, perdendo vida e achando que está tudo normal. Passar horas desenvolvendo nossas funções, engolindo sapo, rezando para o fim do dia, da semana, do mês, do ano chegar para recebermos o salário e às vezes um aumento, que normalmente já está comprometido pelo aumento das despesas .

Minha indignação (?) não é contra o Ronaldo, mas sim contra os valores que adotamos como nosso. Será que seremos um País de Robins Hoods para o resto da vida, com valores distorcidos e falsos heróis?

Em breve, pessoas que ralaram para chegar em um nível intermediário financeiramente não terão espaço neste país, pois as bases dominarão os estudos particulares por conta das infinitas bolsas oferecidas a eles e os estudos públicos serão destinados às classes superiores.

Não vamos saber o que é melhor para os nossos filhos, e muitas vezes nem para nós mesmos, mas precisamos aprender e tenho fé que aprenderemos.

Não critico o Ronaldo em si, ele tem a vida dele, já que deram oportunidade, ele agarrou, mas nós brasileiros em geral temos que aprender que o País em que vivemos é muito mais do que Futebol, Carnaval e Bolsas Beneficentes.

É necessário criar dignidade e respeito num País com tantas possibilidades.



E, por favor, reflitam antes de me criticarem.....



Beijos a todos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário