segunda-feira, 15 de março de 2010

A VIDA E A MORTE

Todos os dias, pessoas morrem das mais diversas formas e tantas outras enfrentam suas lutas diárias com fé e determinação.

Sábado, 13/03/2010, meu tio Zacarias foi enterrado após uma luta contra a leucemia. Tio Zacarias sempre foi quietinho, ao menos para nós, sobrinhas distantes, tranquilo, suave. Tia Rosa, sua esposa e irmã da minha mãe, sempre tranquila, trazia dentro de si um leão e um urso, dotados de força e energia para qualquer briga, qualquer luta.

A história deles sempre me fascinou. Minha tia, do auge de seus 17 anos, forjou uma fuga para se casar com meu tio, então com 22 anos. Há 57 anos atrás, fala para mim se ela era ou não era a ídola das meninas rebeldes de ontem? Para mim a história sempre foi fascinante. Meu avó, bravíssimo, foi buscar minha tia na casa da irmã casada do tio Zacarias e todo mundo foi parar na delegacia, onde se casaram.

E desde então estiveram juntos, desta união, 12 filhos, dos quais 2 faleceram e mais 4 filhos adotivos, que Deus depositou em sua porta, aos seus cuidados. Desse povo todo, uma multidão de netos e bisnetos, gente para toda vida.

Não sabíamos, até sábado, da leucemia, mas minha mãe ligava todos os dias, com a esperança de que ele sobrevivesse à doença, mas em determinado momento, o corpo não reage mais, e Deus em sua bondade imensa leva nossos entes para terem um pouco de paz. Foi assim com meu pai, foi assim com meu tio.

A dor da perda é sempre enorme, mas precisamos ter fé e acreditar que a nossa dor é mais fácil de curar, a ausência se faz presente sempre, mas o carinho é seu companheiro e a gente que fica vai levando.

Durante tantas coisas que tenho passado aprendi que nossa presença é indispensável em um velório, mas pode ser dispensável em uma festa.

Porque o carinho que dispensamos aos familiares quando alguém parte é muito mais importante do que compartilhar alegria.

Quando vc abraça alguém que perdeu alguém está divindo tristeza, aliviando o fardo, quando se vai a uma festa, soma-se alegria e alegria sempre é mais fácil, e é abundante.

Estou triste e aliviada: treste pela perda, aliviada pelo término de sofrimento tanto dos que ficaram como de quem partiu.

Por hoje é só.

Um beijo enorme a todos, do fundo do coração.

" Por mais tempo que dure, a vida sempre será efêmera...."



quinta-feira, 11 de março de 2010

N. E. Q. E. A. V.

Durante a semana do dia 08 de Março, no local onde trabalho, sempre acontece eventos para presentear a mulher, pudera em um local onde praticamente 60% das trabalhadoras são mulheres é necessário algo para nos lembrar disso.

Hoje tivemos  Contadoras de História, achei o tema muito interessante e resolvi participar. Quase não fui, pq estava atribulada, mas compareci praticamente arrastada por uma das organizadoras. E ainda bem que fui, foi uma experiência linda.

Elas contraram 4 histórias, duas cada: A mulher e o Urso ( título dado por mim ), A dança da mulher borboleta, NEQEAV  e a Menina que virou mãe e a mãe que virou menina.

Os contos foram todos lindos, com mensagens poderosas, mas o que mais me chamou a atenção foi o NEQEAV.

Uma história linda, onde duas pessoas se conheceram e se amaram durante uma vida inteira, e tinham um código: NEQEAV, que vez por outra vinha acompanhado de rosas brancas com um laço de fita amarelo com a inscrição na ponta.

Fiquei emocionada com o conteúdo da história e imediatamente fui remetida à minha vida, à minha história.

Passei minha vida procurando histórias para viver, procurando alegrias, procurando emoções. Nunca acreditei muito no casamento, talvez pelas falhas que a instituição em si apresenta, talvez pelo marasmo. Mas fui casada, e estava determinada a me dedicar ao máximo para que desse certo, mas não é o tipo de coisa que depende de um só, são forças unidas.

Histórias como a que eu ouvi hoje, me deixam profundamente emocionada, porque acredito profundamente no amor, só não sei se ele existe da forma como eu acredito, e a minha emoção é devido a isso.

Amores para toda vida...sei que sempre foram raridade, mas hoje estão muito escassos e não acredito que um dia eu vá conhecê-lo.

Por isso essas histórias me comovem tanto e me deprimem.

Mas quero deixar muito claro que acredito em um amor puro entre um homem e uma mulher, tão profundo que não caiba terceiros nessa relação, só os filhos, netos, bisnetos, que também deterão uma parcela desse amor imenso e lindo, mas só.

Dedicação, carinho, companheirismo, resumo de felicidade  e só. Tão lindo, e tão raro.

É isso. Não poderia, de forma alguma, deixar em branco, sem ao menos um pequeno comentário, mas nessa semana da mulher, só tenho a dizer que todas nós merecemos um amor assim, e ouvir e dizer a quem amamos NEQEAV, todos os dias, ao invés de perder tempo com futilidades, afinal a vida é curta, independente de quanto tempo vc viva, sempre vai faltar algo para fazer, algo para dizer, então é melhor que digamos as coisas boas, deixemos as ruins de lado e contornamos as que não tem solução.

Um beijo enorme para todos e para aqueles que, como eu, não sabem o que quer dizer  a sigla acima aí vai:

NEQEAV: Nunca Esqueça Que Eu Amo Você


As rosas brancas

São o símbolo da pureza e da inocência. Esta cor costuma ser escolhida pelas noivas para os seus buquês porque significa que durará toda a vida. As rosas brancas também estão unidas ao amor. Uma rapariga a quem se ofereça este tipo de rosas quer-se demonstrar que esperam um futuro sólido com ela. Significa amor puro, feliz e para sempre. Alias, se uma pessoa está doente, esta é a cor das rosas que devem oferecer, para demonstrar que esperam por ela.




O significado do amarelo


O amarelo é uma cor que contribui para a felicidade. É uma cor brilhante, alegre, que simboliza o luxo - é como estar em festa a cada dia.



Associa-se com a parte intelectual da mente e a expressão de nossos pensamentos.



É portanto, o poder de discernir e discriminar, a memória e as idéias claras, o poder de decisão e capacidade de julgar.



Também nos ajuda a organizar-nos, a assimilar as idéias inovadoras, e contribui para a habilidade de ver e compreender os diferentes pontos de vista.



Pelo lado negativo, esta cor pode contribui para o medo ou temor a certas coisas.



O amarelo está associado com os signos de Gêmeos, Leão (amarelo escuro), Touro (amarelo e ocre) e Virgem.



Palavras chaves da cor amarela: felicidade, alegria, inteligência, inovação, energia, sol, fortaleza, poder.

terça-feira, 9 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER





O tema é instigante ao menos para mim, que sou uma integrante deste momento tão discriminado, tão maltratado, na Maioria das vezes.

Quando se INSTITUI um dia para se lembrar de qualquer coisa, que é sinal de pessoas, no geral não dão a devida Importância ao tema.

É oq acontece com esse dia, que parece que é apenas um motivo há mais para vender o comércio, mas na realidade, neste dia Deveriam ser lembradas as lutas, as avaliações, como e batalhas como INJUSTIÇAS de anos e anos.

Anos de discriminação, de uma subordinação regras machistas, de maus tratos, de INJUSTIÇAS.

Foram Inúmeras conferências e greves, confrontos com a polícia, os políticos com, todas com Autoridades POSSA que se imaginar para podermos conquistar direitos básicos: fóruns de trabalhar, votar, separar, ser respeitada enquanto cidadão, ter direito uma conceber ou não, ter direito, a felicidade principalmente.

Hoje, 8 de março de 2010, Deve ser reverenciado por tudo isso, pelo direito de viver.

A situação está muito melhor hoje em dia: estamos no campo de trabalho há anos, nos aperfeiçoando, nos dedicando para Melhorar sempre.

Somos filhas, mães, avós, empregadas domésticas, professora de Reforço cozinheira, lavadeira, passadeira, psicóloga, médica, estoquistas, compradoras, Pedreiras, Eletricistas, enfermeiras, perueiras escolares, taxistas, amantes, companheiras, esposas, entre tantas outras Funções que acumulamos ao mesmo tempo.

Acima de tudo, somos mulheres.

Algumas de nós PRECISAM saber do valor que tem, da briga travada dia a dia não, da luta que começa ao amanhecer e termina muito depois que anoitece.

Admiro muito as donas de casa e afirmo categoricamente que não é vida para mim. Durante um período de férias, com dois bebês, assumi esse lado dona de casa. Começava às 6hs da manhã e quando era meia noite ainda estava na lida. E pior No final do mês vc não recebe um tostão a mais pelo trabalho prestado e se bobear ainda tem alguém para reclamar no pé. Sinceramente? Não é vida, ao menos para mim.

Deixo aqui minha admiração por essas mulheres maravilhosas: donas de casa.

Graças a Deus que Surgiram antes de mim para mulheres nos libertar, senão eu teria que começar uma briga, kkkkkkk.

Sempre fui questionadora: quando eu tinha uns 12/13 anos, filha mais velha, queriam que eu fosse uma moça prendada.
A cena era mais ou menos assim: Eu com uma vassoura na mão com a maior má vontade do mundo, varrendo a casa, meu pai aparece e bem assim diz: "Uma moça tão intelegigente ajudar e não quer nenhum serviço da casa?"
A pergunta / critica um tempo ficou na minha cabeça, pois como boa virginiana, preciso Ruminar o assunto para poder os detalhes entender. Bom, certo dia, perguntei para minha mãe porque meu pai não ajudava nos serviços de casa ao que ela me respondeu que ele trabalhava para por a comida em casa então não precisava ajudar, Ao que eu perguntei: "Então quer dizer que se eu trabalhar fora então não preciso mais fazer os trabalhos domésticos?

Não obtive resposta, mas depois descobri sozinha.

A mulher pode fazer o que quiser, mas os afazeres domésticos Serão sempre das mulheres, a não ser que nós, educadoras do futuro do mundo, pimpolhos Eduque com nossos ideais de igualdade e liberdade.

Estou tentando com meu filho, mas sabem uma persistência é nossa maior Aliada.

Posso estar sonhando muito, mas acredito num mundo melhor e justo, e acredito também que somos Capazes de qualquer coisa sempre, mas precisamos nos conscientizar disso.

Acredito que também Deus nos iluminou com o dom da vida, do amor incondicional, da paciência e do perdão. Confiou a nós a missão de Receber seus filhos em nosso ventre e cuida-los para Ele.. E pergunto: se Deus confiou na gente por que nós não confiamos?

Estamos aprendendo, mas a vida nos é dada para o mais puro aprendizado, sempre. E quando aprendemos podemos errar, faz parte do aprendizado.

Para terminar, um poema de Pablo Neruda, sobre nós:

MULHERES

Elas sorriem quando querem gritar.



Elas cantam quando querem chorar.



Elas choram quando estão felizes.



E riem quando estão nervosas.




Elas brigam por aquilo que acreditam.



Elas levantam-se para injustiça.



Elas não levam "não" como resposta



quando acreditam que existe melhor solução.





Novos Elas andam sem sapatos



para suas crianças poder tê-los.



Elas vão ao medico com uma amiga assustada.



Elas amam incondicionalmente.







Elas choram quando suas crianças adoecem



e se alegram quando suas crianças ganham prémios.



Elas ficam contentes quando ouvem



sobre um aniversário ou um novo casamento.







Pablo Neruda