
Lembro que meu pai adorava contar algumas histórias "verídicas" (!) sobre lobisomens, sacis, almas penadas, mulas sem cabeça, e eu muito imaginativa, ficava criando em minha mente formas e situações onde essas criaturas fantásticas estariam.
Os ambientes eram caracterizados com muitas árvores ( em ambundância, no tempo em que meus pais eram pequenos ), e invariavelmente sem luz ( coisa rara naquele tempo ).
Uma atmosfera de medo, em noites de lua cheia, e o uivo dos animais que ficavam soltos pelos pastos ou cidades.
Adorávamos quando meu começava a contar sobre a vez em que ele ficou preso em uma árvore porque os sacis resolveram fazer uma convenção embaixo dela, que só acabou bem tarde, ou quando foi buscar uma bacia esquecida na beirada do rio, à noite, e uma mula que soltava fogo pelo pescoço não o deixava passar, sendo socorrido pela a avó ( minha bisavó, filha de índios e portugueses ).
Minha mãe também tem as histórias dela, mas é mais reservada, e só contava mesmo quando a gente insistia muito.
A Quaresma, de acordo com o calendário católico, e é baseado nos 40 dias que Jesus passou no deserto, em profundo contato com Deus, sendo tentando pelo Diabo, e em preparação para sua vida pública.
Para nós, crianças de algum tempo atrás, a quaresma era o período em que "as assombrações " abandonavam suas moradas e circulavam durante todo o tempo pelas ruas, para nos amendrotar ( rsrsrsrs ).
Com a cabeça lotada de fantasias e histórias, eu ia para a escola no período da manhã, ainda meio escuro, meio claro, olhando para todos os lados, com medo de dar de cara com um lobisomem querendo me morder..... ( kkkkk )
Minha vida era bem fácil, naquele tempo.
Hoje as crianças não tem o direito de ter fantasias desse tipo, primeiro porque o ambiente não ajuda ( cadê as árvores para os bichinhos se esconderem? ???) e depois porque as ameaças são bem reais: tiros, assaltos, sequestros, entre outros.....
Conto as histórias para meus filhos e eles me olham com aquela cara de " sei " (
Eu só tenho a agradecer por ter uma infância repleta de histórias e fantasias, cheia de personagens horrorosos e sempre tendo um mocinho para que a história acabasse bem, pena que nossas crianças não tenham toda essa possibilidade....
É o progresso cobrando seu preço e o tempo nos remetendo a verdade nua e crua: éramos mais felizes e não sabíamos,,,,
Beijos a todos e boa Quaresma.
Beijos a todos e boa Quaresma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário